Pescar em Portugal

Quer pescar tendo como pano de fundo as fantásticas paisagens marítimas das belas costas ou ilhas, desfrutar do clima agradável, saborear deliciosos frutos do mar com bom vinho e visitar lugares deslumbrantes com arquitetura antiga? Então é Portugal que se deverá tornar no próximo local de pesca recreativa e com adrenalina para predadores velozes e grandes – marlim, atum, peixe-espada, grandes golfinhos. Portanto, basta reservar agora mesmo o seu lugar no passeio de pesca, recolher o seu equipamento e partir!

Pesca marítima em Portugal

Portugal – situa-se no sudoeste da Europa, na Península Ibérica, e é banhado a oeste e a sul pelo Oceano Atlântico. Com uma costa com cerca de 1.800 km, este país é sem dúvida o local ideal para a pesca marítima. Quanto à pesca marítima em Portugal, existem nas suas águas centenas de espécies de peixes marinhos, como o atum, a sardinha, o espadarte, a perca, o linguado, a dourada, a anchova, a corvina prateada e ainda vários tipos de tubarões e muitos outros tipos de peixes. Graças a esta riqueza, a pesca é muito popular em Portugal, principalmente aos fins-de-semana, os portugueses adoram ir à albufeira ou ao Oceano Atlântico para tentar a sorte na apanha de exemplares troféu. Para os pescadores turísticos particularmente obstinados, há um grande motivo de cor azul para visitar Portugal – o marlin. Ele, como um íman, atrai pescadores de todo o mundo para as costas de Portugal.

Pesca em Portugal – tudo sobre pesca marítima e fluvial, e licenças para as mesmas
Pesca em Portugal – tudo sobre pesca marítima e fluvial, e licenças para as mesmas
Locais e épocas de pesca marítima em Portugal – da costa e de barco
Para a pesca de alto mar, onde se pode pescar atum, tubarão, espadarte, corvina prateada, raia, espadim e sabre, é melhor ir à Nazaré, Peniche, Sesimbra e Sines. Para a pesca da perca, linguado, dourada, cavala, salmonete, salmonete, sável, anchova, dourada da pradaria, dragão azul, dourada e congro, deverá escolher os melhores locais – ou seja, desde a costa alentejana, Póvoa de Varzin, Sagres, Faro, Albufeira, Quarteira, Vila Real de Santo António, Peniche, Sesimbra, Lagos e Portimão. Para a pesca do salmonete, perca, cavala, katran, badejo e dourada, recomenda-se navegar na direcção da Ericeira, Algarve, Cabo de S. Vicente e Sagres.

O período favorável para a pesca marítima em Portugal será de julho a agosto – neste período será possível pescar atum e marlim, já que a Corrente do Golfo se aproxima da Península Ibérica. Esta corrente também traz muitas espécies de peixes migratórios para a costa de Portugal para a pesca.

Pesca em Portugal – tudo sobre pesca marítima e fluvial, e licenças para as mesmas

Pesca marítima nas ilhas de Portugal – arquipélagos dos Açores e da Madeira
Não se esqueça que os arquipélagos dos Açores e da Madeira também fazem parte de Portugal! A Madeira é um dos melhores destinos de pesca de alto mar em Portugal e está localizada a 500 milhas da costa de Marrocos. Ao longo de suas margens, os pescadores capturam ricas capturas de atum branco, esparto dourado, atum patudo, atum rabilho, atum gaiado, wahoo e cauda amarela encorpada. Esta temporada fornece aos residentes locais peixes durante todo o ano. Alguns pescadores conseguem pegar até tubarões durante esse período – tubarão azul, mako e tubarão-martelo. A temporada de pesca de alto mar de alta qualidade em Portugal na Madeira cai nos meses de verão e, no resto do ano, eles pescam principalmente nos recifes e da costa em deliciosas cavalas e percas. Se estiver de visita aos Açores, considere uma viagem de pesca na Costa Norte à Ilha de São Miguel ou um passeio à Ilha Terceira. Nos Açores, a época de pesca não dura tanto como na Madeira, mas quando está no auge todos se divertem. Nos Açores pescam-se vários tipos de atum, espadarte, golfinho, wahoo e outros tipos de peixes que também se encontram na Madeira. Mas mesmo que venha aos Açores na baixa temporada, é possível ir pescar sabre e espadarte.

Pesca em Portugal – tudo sobre pesca marítima e fluvial, e licenças para as mesmas
Pesca marítima em Portugal do predador marlim
Muitos barcos partem do Porto para o Oceano Atlântico para a adrenalina da pesca do espadim azul e do atum rabilho. Além destes peixes-troféu, no Porto existe a oportunidade de pescar espadim branco, atum patudo e albacora, espadarte e tubarão mako.

A Madeira continua a ser um dos melhores locais de pesca de espadim e espadarte. Na Madeira, a época de pesca do espadim azul e branco decorre normalmente de maio a outubro.

Os Açores albergam o espadim, um par de atuns, espadarte, golfinho, wahoo e outros peixes atlânticos que também se encontram na Madeira. Mas o veloz predador do marlim é uma característica local dos Açores. Este é exatamente um dos poucos lugares do mundo onde é encontrado em quantidade suficiente para poder realizar passeios de pesca de marlim.

Pesca de água doce em Portugal

A pesca em água doce em Portugal pode ser tão interessante e excitante como a pesca no mar. Se quer pescar em água doce, não há lugar melhor do que Portugal Continental. Com mais de 65 lagos e mais de 250 rios em Portugal, os pescadores de água doce certamente encontrarão algo para si. Nos lagos e rios de Portugal, na maioria dos casos, pratica-se a pesca com mosca e são os guias locais que lhe dirão como pescar com mosca o achigã. Salmões e peixes do mar entram nos rios na primavera, enquanto trutas, carpas, barbos e percas podem ser pescados durante todo o ano. Os rios do norte são os mais adequados para a pesca de salmão e truta, enquanto a parte sul de Portugal é dominada pelo robalo. Carpa e garança podem ser encontrados em todos os lugares.

Locais e épocas de pesca de água doce em Portugal

No que diz respeito à pesca de água doce em Portugal, a época da truta fluvial vai de 1 de março a 31 de agosto e, em algumas águas, de 1 de abril a 30 de setembro. Por favor, note que durante o período em que a pesca da truta é proibida, a pesca de todas as outras espécies de peixes nessas águas também é proibida. A pesca noturna é permitida apenas em algumas águas, mas não em todas. Esta é uma das razões pelas quais recomendamos a pesca com um guia que conheça as regras locais.

Pesca em Portugal – tudo sobre pesca marítima e fluvial, e licenças para as mesmas
A escolha de peixes nos rios de Portugal é grande. Se quiser pescar anchova, então de fevereiro a julho este peixe pode ser encontrado em todos os rios de Portugal. Fora deste período, só pode ser encontrado na água salgada do oceano. O salmão é capturado nos rios Minho e Lima de março a julho. O esturjão pode ser encontrado em quase todos os rios de Portugal de janeiro a julho. Se você se interessa pelo barbo, saiba que esse peixe é pescado em riachos e rios de julho a março. Procure o achigã entre julho e março na região de Bonavena e Salvaterra de Magos, na região do rio Águeda, nas albufeiras do Meranhão, no Valle de Gaio na região de Elvas, nos diques algarvios e em várias outras regiões. De Março a Julho é possível pescar trutas em lagos e ribeiras da Serra da Estrela e nos rios Alga, Mindho e Lima. Quanto à carpa, de julho a março, os peixes são encontrados em albufeiras no sul de Portugal e no centro do país.

Licenças de pesca em Portugal

Com mais de 300 dias de sol por ano, uma longa costa e muitos rios e lagos, Portugal é o país dos sonhos de qualquer pescador. Mas, infelizmente, é impossível simplesmente desenrolar o isco e começar a pescar em Portugal. Porque em Portugal precisa de licença de pesca. Uma licença de pesca é barata e pode ser facilmente obtida por pescadores turísticos. Se for apanhado sem licença, incorre numa multa de várias centenas de euros e na apreensão do equipamento de pesca.

Pesca em Portugal – tudo sobre pesca marítima e fluvial, e licenças para as mesmas
Existem dois tipos principais de licenças: a licença de pesca ao largo (Licença de Pesca lùdica) e a licença de pesca interior (Licença de Pesca desportiva nas Águas Interiores).

Licença de pesca marítima em Portugal

A licença deve ser emitida na agência da DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais), geralmente localizada nos portos. Uma forma simples e pelo menos mais fácil é preencher os dados da licença online e enviar o pedido por e-mail à DGRM, empresa sediada em Lisboa responsável pelos recursos naturais marinhos da costa portuguesa.

Licença de pesca em água doce em Portugal

Chegamos agora a uma licença de pesca interior menos comum, a Licença de Pesca Desportiva nas Águas Interiores. Pode obtê-lo no ICNF (Instituto da Conservação e Florestas). Infelizmente, um aplicativo online para tal licença ainda não é possível. Mas esta organização tem muitas filiais em todo o país, em cujos escritórios você pode obter esta licença.